21 de mai. de 2020

TERMOS - GÍRIAS - CURIOSIDADES 03


TRISAVÔ – TATARAVÔ

Sabemos que o pai do pai é o avô, e que o pai do avô é o bisavô. Mas e o pai do bisavô? Muitos afirmam ser o tataravô, no entanto os dicionários Aurélio e Houaiss, por exemplo, definem o trisavô como pai do bisavô.

Tataravô é a forma paralela de tetravô, ou seja, aquele que seria pai do trisavô. Há, contudo, dicionários que preferem aceitar aquilo que o povo consagrou no dia a dia, ou seja, tataravô como pai do bisavô.

Obs.: a partir das formas tataravô ou tetravô, costuma-se utilizar numerais ordinais seguidos do vocábulo avô. Assim, temos:

Quinto avô (No lugar de pentavô)
Sexto avô (No lugar de hexavô)
Sétimo avô (No lugar de heptavô)
Oitavo avô (No lugar de octavô)
Nono avô (No lugar de nonavô)
Décimo avô (No lugar de decavô)


.................................................

FUI EU QUEM FIZ – FUI EU QUEM FEZ?
Fui eu quem fiz ou Fui eu quem fez?

Encontramos com frequência, lado a lado, as duas construções, mas apenas uma delas está correta. 
A regra, como vamos ver, é fácil de aplicar e evita que dêmos um valente pontapé na gramática… *RESPOSTA:* O certo é dizer “*Fui eu quem fez*”! *REGRA* (*Ciberdúvidas*): “Antecedido por pronome pessoal (necessariamente com a função de sujeito), o pronome relativo quem *obriga à conjugação do verbo na 3ª pessoa do singular*: *fui eu quem fez este texto*; *foste tu quem fez este texto*; *fomos nós quem fezeste texto*..." 

*Obs.*: Com *QUE* é bem diferente, pois faz-se a concordância com o pronome que vem antes: fui eu que fiz, foste tu que fizeste, foi ele que fez, fomosnós que fizemos


A concluir, fui eu quem fez este artigo ou, dito de outra forma, fui eu que fiz este artigo.




.................................................

A PÉ, EM PÉ, DE PÉ
 'ir a pé':    
significa 'ir por meio dos pés', isto é, é 'não ir a cavalo, nem de carro, etc.'



'ir de pé ou em pé':    
significa 'não ir sentado, nem de cócoras, nem deitado'


.................................................

AS VEZES OU ÀS VEZES?
As duas formas estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo seus significados são distintos. Veja:
Às vezes é uma locução adverbial de tempo, formada com uma palavra feminina (vezes), e significa ocasionalmente
por vezes. A crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas. Por isso, o as recebe acento grave.  
Exemplo:
Tenho tonturas às vezes.

Em as vezes, temos apenas artigo definido (as) e substantivo feminino no plural (vezes), que pode significar:
 Momento indeterminado:

Foram raras as vezes em que eu não o visitei.

Momento reservado para alguém executar uma ação:


Em todas as vezes, você se esqueceu de fechar o portão.



.................................................

A NÍVEL DE, EM NÍVEL DE
São duas formas de mau gosto.

A expressão usada pelo jovem “a nível de” ou "em nível de" é comum em situações informais. No ambiente corporativo, não é o recomendado e aceito. 
Além disso, essa locução não é aceita pelos nossos gramáticos, bem como a expressão em nível de.

A norma culta nos explica que na linguagem coloquial, as construções citadas acima têm significado aproximado de outras locuções, como “em âmbito”, “em termos de status”. Contudo, é melhor que o falante use palavras de sentidos indiscutíveis como “em relação a”, “em termos de”, para que não sofra constrangimentos em determinados ambientes sociais.


.................................................




Nenhum comentário: