21 de mai. de 2020

TERMOS – GÍRIAS – CURIOSIDADES 01



PARA VC NÃO PAGAR MICO

Vc é noob no mnd das gírias da net? Não entendeu? Vou traduzir: Você é novo no mundo das gírias da internet? Agora deu para entender não é?


A globalização através da internet, tem trazido novas abreviações e gírias usadas para acelerar o tempo de conversação pelos messengers, emails, e bate-papos online.


Para você não ficar de fora, e não pagar mico quando conversar com o amigo ou amiga recém adicionado aos seus contatos, veja abaixo algumas abreviações e gírias mais usadas na internet.

Lol - Rindo muito, Rindo alto, Muito engraçado.

Noob - Novo, Novato, Inexperiente.

Rox - Legal, Algo bom.

Omg - Meu deus, Oh my God.

Aff - Ave maria, Espanto.

Kra - Abreviação de outra gíria, Cara - Pessoa, Você.

Vc - Abreviação, Você.

S2 - Formato de coração.

Blz - Abreviação de outra gíria, Beleza - Está bem, Está certo.

Novis - Novidades.

Sux - Ruim.

Vlw - Abreviação de outra gíria, Valeu - Está bem.

Flw - Abreviação de outra gíria, Falou - Ok, Está certo.

Add - Adicionar.

Kd - Abreviação de outra gíria, Cadê - Onde está.

Tc - Abreviação Teclar - Conversar por mensagens.

Owned - Sofreu humilhação.

Mto - Abreviação - Muito.

Tbm - Abreviação - Também.

Abs - Abreviação - Abraços.

Brb - Abreviação do inglês - Volto logo.

Xau - Até logo.

Fail - Falha, Deu errado.

Ops - Engano, Falha, Erro.

Qdo - Abreviação - Quando.

Qrdo (a) - Abreviação - Querido, Querida.

Msg - Abreviação - Mensagem.

U.U - Olhos abertos, Ser melhor que, Se achar melhor que.

;) - Piscando.

:) - Feliz.

:( - Triste.

:/ - Indeciso.

:'( - Chorando.

:P - Língua de fora.

:x - Segredo.

:O - Surpreso.

:xD - Riso Tímido.

:Ò_Ó - Bravo.


:9 - Gostoso.

.................................................

PALAVRAS QUE NÃO ERAM USADAS ANTES DOS ANOS 90

O léxico de uma língua, isto é, o conjunto de todas as suas palavras, é um sistema em constante movimento, tanto de fora para dentro, como de dentro para fora.  As palavras que veremos a seguir, tão comumente utilizadas pelos falantes de língua portuguesa, foram sendo introduzidas ao longo dos últimos anos em nosso idioma. 
1.    Bullying
Bullying é uma ação consciente, premeditada e persistente por parte de um estudante ou grupo de estudantes, designado agressor(es), para um aluno (vítima), causando medo, pressão e terror sobre o mesmo.” Essa é uma das definições do médico psiquiatra Daniel Sampaio para o anglicismo “bullying”.
2.    Carregador
Se antes era um “homem que, em estações ferroviárias ou rodoviárias, aeroportos ou hotéis” se encarregava de “transportar malas ou outros volumes”; agora, usamos a palavra vulgarmente, mas para nos referirmos ao “aparelho que se liga à corrente elétrica e permite recarregar baterias ou pilhas”. Passamos a vida a pedi-lo emprestado para recarregar nossos telefones celulares.
3.    GPS
O termo GPS é uma sigla que em português significa “sistema de posicionamento global”. Trata-se de um “sistema que, através de um conjunto de satélites, fornece a um aparelho móvel a sua posição em relação às coordenadas terrestres.” Agora, só se perde quem quer.
4.    Hostel
Substantivo masculino que se traduz por “estabelecimento que fornece serviços de alojamento, em quartos privados ou coletivos a preços inferiores aos de um hotel”. Provém do inglês, hostel, que também significa “albergue”. (Na linha de palavras ligadas ao turismo em uso crescente desde 1990, também poderíamos ter escolhido “gourmet”, “lounge”, “vintage”.)
5.    Light
Pouco se falaria em produtos light em 1990. Diz o dicionário: “Que tem um valor calórico mais baixo do que outros alimentos do mesmo gênero” ou “que tem um teor alcoólico mais baixo do que outras bebidas do mesmo gênero”. Já em sentido figurado e pejorativo, “light” corresponde a algo “que evita ou ignora os aspectos mais complexos de determinada questão”, ou seja, “é uma abordagem suave, atenuada ou pouco profunda a determinado tema que geralmente não é tratado dessa forma”. Numa palavra, “leve”.
6.    Probiótico
Na linha das preocupações com a saúde e o corpo, os “probióticos” entraram no léxico. Um “probiótico” trata-se então de uma “substância que contém organismos vivos favoráveis à saúde, quando tomado em doses certas, e que integra sobretudo a composição de produtos lácteos ou de suplementos alimentares”. Apareceu com a tendência de olhar os alimentos como medicamentos.
7.    Reciclagem
É o “tratamento de resíduos ou matérias usadas de maneira a poderem ser reutilizados” ou ainda “atualização pedagógica, cultural, administrativa, científica, etc.”. Mas nem sempre foi assim. E finalmente temos uma palavra que não nos chegou pelo inglês, mas pelo francês “recyclage”.  Palavras associadas: “ambiente”, “biodiversidade”, “créditos de carbono”…
8.    Sustentabilidade
“Qualidade ou condição do que é sustentável”, mas também “modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar”. É um termo muito empregado nos discursos políticos e empresariais.
9.    Transgênico
Alvo das maiores polêmicas, o “transgênico” diz respeito a algo, na biologia, “a que foi acrescentado ou retirado um ou mais genes”. E também se diz “do ser, geralmente planta, a que foi alterado o código genético”.
10. Videoconferência
“Teleconferência que permite, além da transmissão da palavra e de documentos gráficos, a de imagens animadas dos participantes.”

Adaptado de:


.................................................

GÍRIAS QUE SURGIRAM NA INTERNET NESTA DÉCADA

A década de 2010 trouxe um vocabulário próprio para a web, cheio de palavras quase que incompreensíveis para quem nasceu antes dos anos 90.

  

1. Stalkear/stalker


Stalkear é o aportuguesamento do verbo "to stalk", que, em inglês, significa perseguir. Na vida real, o ato indica uma violação séria à privacidade do indivíduo "stalkeado", mas o sentido é diferente no mundo virtual. A expressão é usada como sinônimo para entrar no perfil de alguém e conferir tudo sobre a pessoa. Em outras palavras, o "stalker" é o bom e velho bisbilhoteiro.


2. Spoiler


"Spoiler" deriva do verbo em inglês “to spoil”, que significa "estragar". Quando alguém revela informações a respeito do enredo de livros, filmes ou séries, dizemos que essa pessoa deu spoiler. Em outras palavras, ela foi um "estraga-prazeres" e arruinou a experiência de quem aguardava para consumir o conteúdo pela primeira vez.


3. Iti malia


"Iti malia" é uma expressão usada quando se quer dizer que algo é muito fofo. O termo varia de "Virgem Maria", mas é falado como se imitando a pronúncia de uma criança pequena. A ideia é se referir de forma carinhosa a animais, bebês ou a alguém que você gosta, como o crush.


4. Biscoiteiro/Dar biscoito


Imagine a situação: você está navegando pelo feed da sua rede social e se depara com a foto de um homem sem camisa, com o corpo sarado. Na legenda está escrito algo do tipo "Gordinho... tô precisando emagrecer um pouco". Logo abaixo há uma série de elogios à boa forma do rapaz. Esse é o clássico "biscoiteiro": uma pessoa que faz de tudo para chamar a atenção e conquistar likes. "Dar biscoito", portanto, significa elogiar alguém. Contudo, a expressão é usada em tom de deboche, para responder às pessoas que claramente estão em busca de reconhecimento.


5. Shippar


Uma das gírias mais usadas em toda a Internet, o verbo "shippar" deriva da palavra inglesa "relationship", que significa "relacionamento", e é empregue como sinônimo de torcer pela união de um casal. A expressão começou a ser usada por fãs de séries, filmes ou livros que gostariam de ver seus personagens favoritos juntos. Para incentivar o romance, é comum misturar os nomes do par e divulgar o "shipname" com uma hashtag – Finn e Rachel se transformam em #Finchel, por exemplo.


6. Crush


Alvo frequente de stalkeadas, o "crush" é a pessoa por quem você sente atração, tem interesse romântico ou está apaixonado. O termo também pode ser usado para se referir a alguém que é admirado. É o caso do "crush de amizade", que diz respeito a uma pessoa que você não conhece, mas que gostaria muito que fosse seu amigo. Em outras palavras, crush substitui o bom e velho "paquera".


7. Sextou


Geralmente acompanhada de uma hashtag, a expressão "Sextou" celebra a chegada da sexta-feira. A gíria é tão popular entre os brasileiros no Instagram que foi notada e adotada por estrangeiros, mas com uma conotação um pouco diferente. "Sextou" foi interpretado como "Sex to U" (sexo para você, em português), uma tag dedicada à publicação de conteúdos pornográficos.


8. Vem de zap


"Vem de zap" é a nova forma de pedir o número do celular de alguém e solicitar que a pessoa entre em contato por meio do WhatsApp. A expressão costuma vir ao final de uma cantada bem-humorada, sempre repleta de emojis.


9. Manda nudes


"Mandar nudes" é enviar fotos íntimas pela Internet. A prática é muito comum durante o sexting, que consiste no compartilhamento de conteúdo erótico – recados, imagens ou vídeos – em mensageiros e redes sociais.

10. Contatinho


"Contatinho" é simplesmente aquela pessoa cujo número você tem salvo na agenda do celular e procura quando está de bobeira. Ao contrário do crush, por quem a pessoa nutre um sentimento mais intenso, o contatinho é alguém para se divertir sem compromisso. Assim, quando a pessoa fala que tem muitos contatinhos, quer dizer que tem muitas opções de homens ou mulheres para sair enquanto não conquista o tão sonhado crush.


11. Cancelar


Tradicionalmente usado para deixar de assinar um serviço ou desmarcar um compromisso, o verbo "cancelar" ganhou uma nova conotação nas redes sociais. Quando uma celebridade faz algo controverso, ofensivo ou preconceituoso, ela é prontamente "cancelada". Em outras palavras, a pessoa sofre um boicote por parte dos usuários, que suspendem seu apoio a ela.



12. Gado


"Gado" é o famoso "pau mandado", ou seja, aquela pessoa que faz tudo que os outros pedem e não tem personalidade própria. O termo começou sendo empregue para definir homens que malham apenas para conquistar mulheres, mas depois foi ampliado e passou a fazer referência àqueles que fazem de tudo para agradar alguém.


13. Deus me livre mas quem me dera


A expressão brinca com duas ideias controversas: a de que a pessoa rejeita completamente alguma coisa (Deus me livre), mas ao mesmo tempo quer muito que isso aconteça (quem me dera). Extremamente popular nas redes sociais, a gíria cruzou as fronteiras das comunidades online e foi parar nos refrões de hits sertanejos.


14. Fingir demência


Já ignorou alguma situação e depois fingiu que nada tinha acontecido? Então você "fingiu demência".


15. Nega o auge


A expressão "nega o auge" se popularizou no Twitter e pode expressar deboche ou elogio. Se um usuário compartilha uma notícia explicitamente falsa, por exemplo, você pode comentar “nega o auge” para dizer que acreditar em uma fake news do tipo seria o “auge” do ridículo da pessoa. Caso sua intenção seja elogiar alguém, vale dizer algo como "nega, você está o auge da beleza hoje". Neste caso, "nega" é uma forma de chamar alguém carinhosamente.


16. Pisa menos


Quando alguém te pedir para "pisar menos", comemore: você acabou de receber um elogio. A expressão é usada para fazer referência a pessoas que arrasam no que estão fazendo.


17. Oi, sumido


O famoso "oi, sumido" é o gancho preferido dos contatinhos que desaparecem sem dar explicações e, de repente, decidem retomar a conversa com você. A expressão é um indício claro de paquera, mas também pode ser usada por pessoas que querem puxar papo de forma descontraída com amigos que não veem há um tempo.


Fonte: Ana Letícia Loubak


.................................................

GÍRIAS INTERNET 2015/2016

Algumas você já deve conhecer, outras estão * apenas * começando sua jornada nesse mundo destruidor chamado internet. 


1. Sambar.
Muito mais do que um estilo de dança, na internet quando alguém "samba" é por que está arrasando, fazendo algo incrível. Basicamente "sambar" é "pisar nas inimigas", mas isso já é outra gíria...


2. Shippar.
Da palavra estrangeira relationship, "shippar" significa mostrar sua aprovação por algum casal, seja ele de amigos ou de namorados. Geralmente quando alguém "shippa" algo, está se referindo a personagens de séries e novelas ou ídolos adolescentes.


3. Trollar.

Essa palavra já é quase como um neologismo e foi parar até mesmo na Globo, no programa "Tomara Que Caia". É o mesmo que aprontar algo com alguém. O autor da "trollagem" é chamado de "Troll". 

4. Fandom.

Se você é fã da Lady Gaga, por exemplo, faz parte do fandom chamado "Little Monsters". O mesmo vale para quem ama o One Direction, as "Directioners". Fandom é uma comunidade de quem gosta de algo em comum. Podem ser astros pop, podem ser selos. :)


5. Morta.
Essa palavra você certamente conhece, mas na internet ela ganha outro sentido (ou vários). Geralmente é usada quando alguém não está acreditando em alguma coisa, mas também serve para expressar que você só está cansada mesmo! Agora, não confunda com a expressão "Queria estar morta", que foi criada a partir de uma desastrosa entrevista dada por Lana Del Rey. "QEM" caiu na boca dos ~ internautas ~ e é uma frase que pode ser encaixada em qualquer conversa na qual a pessoa expresse o seu descontentamento com algo. 


6. Melhore.

Essa é autoexplicativa. Muito usada pelos "haters", que são pessoas que odeiam algo (ou tudo rs), para chamar a atenção de alguém que fez alguma coisa supostamente ruim.


7. Miga.

odeio homem que nao gosta de ser chamado de miga é miga sim todo mundo é miga

Serve para tudo e para todos. Não tem gênero. Miga é miga e é basicamente a nova "BFF".


8. Destruir.

Essa palavra saiu diretamente do pajubá, vocabulário gay, para a boca da maioria dos millenials e não deve ser entendida ao pé da letra. Na internet, significa tombar, arrasar, "pisar nas inimigas", ser incrível, ser totalmente demais, enfim, destruir. 

9. Poser.

Essa é velha e umas das preferidas dos adolescentes! É usada para simplesmente designar aquela pessoa que quer parecer algo que não é, ou seja: quase todo mundo na internet.

10. Flop.

Quando algo não dá certo isso é considerado um "flop". Saiu diretamente do cotidiano dos fóruns de música pop para o cotidiano da família tradicional brasileira.

11. Choque.

Quando algo vai ser incrível essa coisa será "choque". Se quiser dar ênfase use a expressão completa: "choque de monstro"


12. SQN.

Usada no fim de frases irônicas, " SQN" significa "Só que não". Simples assim!


13. Fail.

Em tradução livre do inglês para o português, "fail" quer dizer "falha". E é isso mesmo!

14. Goals.

Usada como complemento de algo que você almeja. Por exemplo, se a sua ideia de vida perfeita é fazer parte do grupo de garotas da Taylor Swift, chamado de "esquadrão", a hashtag usada deverá ser "squadgoals" ou "sisterhoodgoals". 

15. Obri.

Ai, a eterna preguiça de digitar! Obri nada mais é do que "Obrigado", tá?!


16. NSFW.

Antes da internet provavelmente foi criado o pornô. Brincadeiras à parte, NSFW significa "Not Safe For Work" e serve para indicar que certo conteúdo que está sendo apresentado na rede mundial de computadores não é indicado para acessar no trabalho. Tirem as crianças da sala.

17. Snap.

Nada a ver com estalar os dedos! Snaps são as fotos e vídeos que você faz no seu Snapchat.

18. YAAAAS.

Usada para demonstrar sua aprovação por algo ou alguém. Acredita-se que tenha surgido por causa desse vídeo.

19. Bafonzera.

Criada a partir do neologismo "bafo", "bafonzera" significa que algo é espetacular, extraordinário.


20. 9vinha.

As "novinhas" e os "novinhos" da internet são os brotos e brasas de outrora. Os jovens!

21. Aquelas.

Pronome demonstrativo? Humpf! Não na internet! A palavra é normalmente usada no fim de frases irônicas ou no fim de frases que foram ditas no calor do momento. Por exemplo, "Sou um pinguim... Aqueles".


22. VLW, FLWS.

"Valeu, Falou".

23. Nudes.

Fotos com conteúdo NSFW (ver item 16).


24. RBF.

RBF, ou "Resting Bitch Face", que significa "cara de uó", é uma gíria usada para designar aquelas pessoas que sempre fazem cara de paisagem ou nunca parecem felizes. Mas acredite: muitas vezes elas são apenas desse jeito e não estão fazendo "carão". 


24. APENAS.

Palavra obrigatória na internet e usada apenas para reafirmar opiniões.


26. AMR.

Amor, mores, mor... Normalmente vem acompanhada de certa ironia ou desdém.


27. Lacrar.

Quem lacra é quem arrasa. Quem tomba. Quem samba. Quem é simplesmente incrí

.................................................

DICIONÁRIO DE TERMOS DA INTERNET


Conheça as palavras do mundo virtual, as expressões usadas na Internet, dicionário de termos técnicos e siglas, o internetês.



Introdução 

Muitas vezes nos deparamos com algumas palavras ou expressões técnicas usadas na Internet e não sabemos o significado. Podemos até deixar de fazer algo ou optar por algum procedimento errado em virtude desta falta de conhecimento. Pensando nisso, elaboramos uma relação dos termos mais utilizados na Internet.

A
Acesso - entrada num web site ou entrar na própria Internet através de uma conexão.

B
B2B - Significa business-to-business, em outras palavras, o comércio entre duas empresas através da Internet.
Baixar - O mesmo que download, ou seja, trazer para seu computador um programa, um texto ou uma imagem.
Banner - publicidade na Internet, ou seja, são os anúncios comerciais ou institucionais.
Baud - são os bits por segundo que trafegam na internet. Espécie de unidade de transferência de dados.
Bit - é a menor unidade de informação eletrônica.
BitNet - rede da Internet, porém de conteúdo educacional.
BMP - extensão de arquivos de imagem, também conhecida como bitmap.
BPS - significa bits por segundo. Velocidade de transferência de dados pela Internet.
Browser - mesmo que navegador, são os programas utilizados para acessar as páginas de Internet. Exemplos: Internet Explorer, Netscape Navigator,  Opera entre outros.
Buffer - memória usado para liberar o processador por se tratar de memória de uso rápido e imediato.
Banda Larga - tipo de conexão rápida pela Internet. 

C   
Chat - significa conversar pela Internet através de textos.
Ciberespaço - denomina o espaço eletrônico onde as informações da Internet circulam.
Compressão - mesmo que compactar um arquivo para que ele ocupe menos espaço no computador. Programas como o winzip são utilizados para tal procedimento.
Comunidade virtual - pessoas com mesmos interesses que fazem parte de grupos na Internet.
Crack - programas usados para quebrar a segurança de outros programas.

D   
Dial - o mesmo que discar, ou seja, fazer a conexão com a Internet através de um provedor.
DNS ( Domain Name Server ) - números que especificam os caminhos onde as páginas de internet se encontram.
Domain ( Domínio ) - nome que vem após a @ dos endereços de e-mail. Designa também o próprio endereço de um site.
Download - mesmo que baixar ou transferir dados de uma página para seu computador.

E   
E-mail - é o famoso correi eletrônico, ou seja o endereço pelo qual você envia e recebe mensagens.
Emular - imitação de um outro sistema. Os emuladores servem para simular outros sistemas ou até mesmo consoles de videogames.
Encriptação - codificação de dados para o envio e recebimento em segurança. Somente quem envia e quem recebe possui o códigos da encriptação dos dados eletrônicos.
Emoticons - carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos.

F   
Folder - mesmo que pasta, ou seja, local onde os arquivos são armazenados.
Frame - partes de páginas de Internet onde ficam barras de rolagem.
Freeware - programas de uso livre e gratuito pela Internet.

G   
GIF - formato ou extensão de imagens muito utilizada em desenhos.
Grupos de discussão - são os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idei as.

H   
Hacker - pessoas com muito conhecimentos de informática e Internet que invadem sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas.
Help desk - serviço de auxílio técnico que os web sites oferecem aos usuários.
Hiperlink - ligação entre páginas de internet.
Hit - unidade que mede o número de visitações em páginas de Internet. Cada hit corresponde a uma visitação.
Home banking - sistema de bancos onde as pessoas podem fazer transações bancárias através da Internet.
Homepage - é a primeira página de um site, ou seja a página de entrada.
Host - computador que hospeda os conteúdos de um site.
HTML ( Hyper Text Markup Language ) - linguagem para a criação e visualização das páginas de Internet.
HTTP  ( Hyper Text Transfer Protocol ) - protocolo usado para a transferência de dados na internet.

I   
Ícone - uma figura utilizada para acessar uma página ou um conteúdo específico de um site.
ICQ - programa utilizado para conversas on line pela Internet.
Interface - conjuntos de imagens e informações de um programa ou site. É o rosto do programa.
Internauta - nome genérico para as pessoas que navegam pela Internet.
Intranet - sistema parecido com a Internet, porém restrito aos funcionário de uma empresa.
ISDN [RDSI] ( Integrated Services Digital Network ) - rede digital de transferência de dados, imagens, voz e sons pela Internet.

J   
Java - linguagem de programação para páginas de Internet com recursos rápidos e avançados.
JPEG - extensão ou formato de imagens. Muito comum em fotos que aparecem na Internet.

K   
Kilobyte -  Equivalente a 1.024 bytes e sua sigla é kb.

L   
LAN - rede de computadores interligados por cabos.
Link - ligação entre páginas de Internet ou imagens e textos.
Login ou Logon - fazer acesso a Internet ou a uma página.

M   
Midi - sistema de comunicação entre o computador e instrumentos musicais.
Modem - aparelho que conectado à linha telefônica e um computador, possibilita a navegação pela Internet.
MP3 - formato de músicas e sons que circulam pela Internet e que podemos armazenar no computador.
Multimídia - conceito usado para designar a existência de imagens, sons, textos e animações em um programa.
Mecanismo de busca - site utilizado como referência para buscar outros sites ou informações pela Internet. Exemplos : google, cade, yahoo, radaruol entre outros.

N   
Navegação - visitar web sites da Internet e conhecer seus conteúdos.
Netiqueta - regras de comportamento na Internet.
Nickname - apelido ou codinome usado na Internet ou em sistemas.

  
On-line - significa estar conectado na Internet.

Pixel - ponto que forma as imagens na Internet.
Protocolo - informações e procedimentos técnicos que possibilitam a transferência de dados pela rede.
Provedor - empresa que disponibiliza o acesso aos usuários de Internet. Podem ser pagas ou gratuitas.

R   
Reload ou Refresh - o mesmo que carregar novamente uma página de Internet.

S   
Shareware - programas de computador que servem para demonstração. tem seus recursos limitados e costumam ter validade por um determinado período.
Site - é o endereço das páginas de internet. 
SMTP - protocolo ou conjunto de informações utilizada.
Software - sãos os programas que usados em computador servem para funções específicas.
Spam - envio de e-mails em grandes quantidades.

T   
TCP/IP - conjunto de dados que orientam a transferência de dados pela Internet.
Trojan - também conhecido como cavalo de troia, são programas que pegam informações de um computador e enviam para outro sem autorização do primeiro.

U   
Upload - enviar arquivos para ou servidor ou para outro computador.
URL - endereço de uma página de internet.

V   
VRML ( Virtual Reality Modeling Language ) - sistema que permite a visualização em três dimensões.
Vírus de Computador - programas que danificam informações de um computador.

W   
WAP - sistema que permite a comunicação e transferência de dados em sistemas sem fio como celulares e palmtops.
Web - abreviação de www.
Webmaster - pessoa responsável pela manutenção de um web site.
Whois - banco de dados que possui informações sobre os endereços e dados técnicos dos web sites da Internet.


WWW ( World Wide Web ) - rede de comunicação que permite o uso de imagens e textos na Internet




Nenhum comentário: