13 de jan. de 2016

Quando irá acontecer a outra Epifania?



Epifania do Senhor (do gregoπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que se celebrava no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, e que, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969, passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.

Epifania é o público reconhecimento da divindade do Menino Jesus. Se, por assim dizer, no Natal Deus se manifesta como Homem, na Epifania esse mesmo Homem se revela como Deus. Assim, nestas duas festas, quis Deus que o grande mistério da Encarnação fosse revelado com todo o brilho, tanto aos judeus como aos gentios, dado o seu caráter universal.
No Ocidente, desde o princípio, celebrava-se o Natal a 25 de dezembro, e no Oriente, a Epifania a 6 de janeiro. Foi a Igreja de Antioquia, na época de São João Crisóstomo, que passou a comemorar as duas datas. Só a partir do século V é que no Ocidente começou a se celebrar a segunda festividade.
Em nossa atual fase histórica, a Liturgia comemora a Adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus. Por outro lado, ainda permanecem alguns vestígios da antiga tradição oriental que incluía na Epifania, além da Adoração dos Reis, o milagre das Bodas de Caná e o Batismo do Senhor no Jordão. Hoje, em nossa Liturgia, as Bodas de Caná não são mais celebradas, e o Batismo do Senhor é festejado no domingo entre os dias 7 e 13 de janeiro.
Em síntese, podemos afirmar que a Epifania, ou seja, a manifestação do Verbo Encarnado, não pode ser considerada desligada da adoração que os Reis do Oriente prestaram ao Menino Jesus. Nesta cena está caracterizado um público reconhecimento da divindade do Menino Jesus unida à Sua humanidade.

A outa Epifania você sabe quando irá acontecer? Não é oficial. Não consta do Calendário Litúrgico. É pessoal. Você poderia dizer que ela aconteceu no dia do seu batismo, e de forma alguma estaria errado. Foi quando você ficou frente a frente com Cristo, quem sabe pela primeira vez.  Você não estaria errado, mas esta manifestação sacramental de Cristo ocorre pela bondosa intervenção de seus pais e padrinhos que assumem o dever de presentear você a Cristo e, futuramente, oportunamente, mostrar Cristo a você.
A outra Epifania será o encontro pessoal que você terá em algum momento da sua vida, não induzido por pais ou padrinhos, mas pela recompensa de seu caminho, de sua busca. Será a sua experiência espiritual de sentir a essência divina na presença do mestre. Será uma experiência única sem paralelo e nem semelhança a de outrem. Será um momento inigualável, indescritível, inenarrável que só se pode sentir de forma individual num indescritível envolvimento de verdade e de amor. Será o instante das lágrimas de felicidade.
Abra o seu coração de forma dilaceradora para Jesus e aguarde. 
Se entregue com toda a sua alma.
 Ele, garanto, virá.