Samaritanos
da Silva
Samaritanos da Silva são todos os brasileiros que se unem nas alegrias e nas dores na medida da necessidade de cada vítima das circunstâncias alegres e tristes da vida. Samaritanos da Silva são todos aqueles que conseguem perceber na palavra solidariedade um sentido não político, mas com significado de amizade, amor, ajuda, socorro...
Brasileiros da Silva estão em todos os recantos deste país, em todas as classes, e para identificá-los é só olhar para o grande coração que carregam no peito.
Uma verdadeira corrente de solidariedade está unindo pessoas. Este clima de doação tomou conta de moradores e sobreviventes de Petrópolis.
Em uma das salas do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) que recolhe doações para desabrigados na cidade, um grupo de crianças entre 9 e 11 anos de idade ajuda a separar e dobrar peças de roupa. Cada um colabora como pode, seja disponibilizando um carro, enviando doações e fazendo comida para as vítimas. Nos abrigos, o trabalho voluntário também é essencial e vem acompanhado de muito carinho.
Perto do centro de arrecadação organizado pela prefeitura, os universitários se unem para distribuir os donativos arrecadados em carros particulares. Os veículos seguem não apenas para áreas atingidas em Itaipava, mas também para Areal, Brejal e São José do Vale do Rio Preto.
Os estudantes preferem não se identificar para reforçar que se trata de um trabalho voluntário e sem fins lucrativos. Eles contam que conseguiram encher um caminhão de doações em apenas um dia.
- Não temos nenhuma ligação política. São pessoas que "vestiram a camisa". Tem gente querendo fazer política com a desgraça dos outros.
CNBB manifesta
solidariedade às
vítimas das chuvas
Em solidariedade às vítimas das chuvas na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas, Espírito Santo e São Paulo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma carta nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2011.
Na nota, a CNBB manifesta sua solidariedade às vítimas e salienta que o Brasil todo acompanha com grande tristeza as ações de resgate, bem como a situação dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens.
E anuncia que, em parceria com a Cáritas, lançaram a campanha SOS Sudeste, para o envio de doações às vítimas das chuvas.
Igreja mobilizada
para atender
vítimas das chuvas
A Diocese de Petrópolis recebeu a doação de um milhão de euros da Conferência Episcopal Italiana para ajuda as vitimas e também mais de 10 toneladas de materiais (roupa, alimento, material de higiene pessoal e limpeza, água) vindos de todas as regiões do país.
Toda esta doação é para atender as vítimas das chuvas, localizadas em oito paróquias nos municípios de Petrópolis (2 paróquias), Teresópolis (3), Areal (1), São José do Vale do Rio Preto (2). O dinheiro arrecado pela Diocese de Petrópolis, inclusive o doado pela Cáritas e pela Conferência Italiana, está sendo usado para compra de material específico para as famílias. As doações estão chegando de várias dioceses brasileiras, de empresas e instituições ligadas a Igreja Católica, como a Cáritas Brasileira e Internacional e a Conferência Episcopal Italiana. “A solidariedade às vítimas é muito grande. A Igreja Católica no Brasil está mobilizada para atender as vítimas na Região Serrana”.
